top of page

Extraordinário, de R.J. Palacio


Sinopse: August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Young Adult | 320 Páginas | Avaliação 5/5 ❤ | Editora: Intrínseca | Ano: 2013

“Extraordinário desperta empatia", foram com essas exatas palavras que eu resumi o livro para minha prima. De autoria da R.J. Palacio, o livro é narrado na visão do August (Auggie) Pullman, um garoto de 10 anos que nos conquista já no primeiro parágrafo da história.

O que Auggie tem de especial? Quando nasceu, ele foi diagnosticado com uma doença genética que deforma o seu rosto, por isso, ele nunca foi a escola, bom, até agora. Apesar do apoio dos seus pais e da sua irmã mais velha, Via, o garoto sempre se sentiu um pouco deslocado, e a situação se agrava um pouco quando ele começa a estudar na Beecher Prep. Os primeiros colegas de classe de Auggie que conhecemos é Julian (apelidado por mim de "O grande Babaca"), Charlote, e Jack. Ao decorrer dos capítulos o enredo nos apresenta vários outros personagens, como o Diretor Buzanfa, a Summer e outros, e o mais engraçado, é que todos eles nos conquistam de alguma forma (menos o Julian). Durante toda a história, temos noção da deformidade de Auggie, mas, não nos importamos.

Nos apegamos tanto ao garoto, que em vários momentos sentimos uma vontade descomunal de abraça-lo. Algumas pessoas de alguma forma, são preconceituosas com o Auggie, mesmo tentando não ser! E eu me pego pensando, em todas as vezes em que magoamos alguém, e em todas as vezes que fomos insensíveis involuntariamente.

Auggie é um garoto completamente extraordinário. Conhecemos a verdade da vida dele, a verdade de alguém que sofre bullying e ainda assim, muitas vezes, consegue retribuir com gentileza. Seja gentil, como o Auggie, isso pode não só mudar a vida de alguém, mas também, a sua própria. R. J. Palacio está de parabéns, ela nos apresentou uma realidade que é bastante ignorada.

Os capítulos são bem pequeninhos, o livro tem apenas 320 páginas e o final é muito bonito, a leitura é bem fácil, e bem gostosa, ela simplesmente flui, você entre naquele lindo mundinho e quando você percebe, já terminou. Eu li o livro em poucas horas, se não me engano foram cinco ou seis. Mas, como tudo não é perfeito, uma coisa que eu não curti muito foi a pequena narração do personagem Justin. Eu não entendi muito o porquê da narração dele ser tão cheia de erros, talvez tenha sido para se adaptar melhor ao personagem, só que eu não gostei disso.

Então, finalizo a resenha por aqui, com uma super recomendação. O Extraordinário é um dos melhores livros que eu já li, ele conseguiu me fazer entender o quanto algumas simples palavras, um simples sorriso, podem mudar o futuro de alguém.


Rabiscos

no

HISTÓRICO
OS POSTS MAIS LIDOS
CATEGORIAS
BLOG PARCEIRO ❤

Olá, meu nome é Patrick Lima, moro em Salvador/BA, sou só mais um retardado aleatório no mundo, que não tem nada de especial e gasta a vida vendo animes e publicações idiotas em redes sociais para satisfazer a sua sede de atenção. A única habilidade que tenho é a de desenhar e jogar videogame,mas sonho um dia ser um grande publicitário e ter pelo menos uma conquista na vida.

Oi, meu nome é Ivyne Adrielle, tenho 15 anos, moro em Salvador, adoro ler  e por isso resolvi ajudar no blog. Sou viciada em livros e quando digo isso não é brincadeira, porque pode acreditar: eu não passo um dia sem ler. Uso os livros pra fugir da realidade, visitar um lugar novo, um outro mundo, conhecer novas histórias e novos personagens. Leio porque amo a sensação de quando você volta pra realidade e parece que ainda está vivendo em um mundo diferente. E por isso quero dividir essa maravilha com vocês que é a literatura.

Colaboradores do

Rabiscos no Céu

Oie, meu nome é Melissa Neiva, tenho 16 (malditos) anos, escrevo umas mil paradas, faço umas letras sem melodia, sou soteropolitana com um dialeto próprio e dona desse bloguinho de estrelas.

WhatsApp Image 2018-11-20 at 22.32.57.jp
SIGAM-NOS!
bottom of page